Carnaval está quase aí! Você já pensou que a data pode ser uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio? Quer saber como? 🚀



1 - Conheça (muito bem) o seu público:   

O primeiro e mais importante passo é conhecer muito bem o público do seu negócio. Estude-o e só depois planeje ações voltadas a ele, pois uma mensagem direcionada de maneira incorreta pode frustrar suas expectativas de venda e, em muitos casos, causar prejuízos a sua empresa.

Para despertar a atenção da sua audiência, todas as suas estratégias de comunicação e marketing devem ser capazes de gerar identificação! Para que isso aconteça é essencial mapear o perfil do seu cliente, reunindo todas as informações possíveis sobre ele, como interesses, estilo de vida, preferências políticas, faixa etária, localização, classe social etc. Na época do Carnaval, especificamente, você também deve levar em consideração se o seu púbico é mais do time que aproveita a data para ficar em casa, relaxar, curtir com a família ou se ele é mais do tipo que se joga na folia.

2 -  Pesquise as tendências do seu segmento para a época: 

Com o seu público muito bem definido é hora de planejar as ações de comunicação e marketing a serem colocadas em prática. Porém, você deve estar se perguntando: por onde começar? Um bom caminho é explorar as últimas tendências do seu nicho! Procure o que pessoas, jornais, revistas, sites e concorrentes andam postando, curtindo, compartilhando e comentando dentro do seu segmento. Atualmente existem alguns métodos e ferramentas que podem te ajudar nesse processo de pesquisa, conheça alguns deles:

  • Faça perguntas aos seus clientes mais fieis: nada melhor que perguntar diretamente para o seu público quais os assuntos de interesse dele, não é mesmo?! Você pode fazer isso através das redes sociais, presencialmente (em um bate-papo informal ou  questionários presentes no estabelecimento, por exemplo) ou por meio da contratação de uma empresa de pesquisa.

  • Google Trends:  é uma ferramenta que permite identificar as pesquisas que usuários vêm fazendo no Google acerca de um determinado termo. Nela é possível visualizar as principais buscas e também as consultas crescentes sobre qualquer assunto.
  • Google Alerts: é um serviço que detecta novos conteúdos indexados pelo Google — como páginas da web, notícias, artigos, posts de blog etc. — notificando usuários cadastrados por e-mail.
  • Instagram: através de hashtags você consegue ver os assuntos comentados dentro do seu segmento. Se você possui uma loja de roupa feminina, por exemplo, experimente pesquisar por #modafeminina ou outros termos relacionados à sua área de atuação.

3 - Crie conteúdos temáticos para a sua audiência: 

Após estudar o seu público e pesquisar as tendências do seu segmento, você estará pronto para criar o seu conteúdo. Datas comemorativas são ocasiões perfeitas para gerar conteúdos relevantes, de forma criativa e com alto potencial de engajamento. Veja abaixo algumas ideias de posts com a temática de Carnaval para divulgar em redes sociais ou blog:

  • Moda feminina: 5 peças de roupa confortáveis e estilosas para cair na folia.
  • Nutrição: 3 alimentos para curtir o bloco de carnaval com muita energia.
  • Oficina mecânica: por que você deve fazer uma revisão no seu veículo antes de viajar com a família para as festas de carnaval.

Esses são apenas alguns exemplos, cabe a você conhecer bem a sua audiência e produzir conteúdos adaptados e exclusivos a ela.

4 - Ofereça ofertas exclusivas para o período de carnaval:

Que o conteúdo gera valor ao seu cliente e deve ser o principal foco na hora de montar as suas estratégias de marketing, ninguém tem dúvidas. Porém, por que não aproveitar a data para realizar ofertas exclusivas para o seu público? Separamos alguns modelos de promoções que podem servir de inspiração para você:

  • Loja de calçados: você pode dar descontos em sapatos confortáveis, afinal, ninguém quer se preocupar com incômodos no pé na hora de curtir a folia.
  • Barbearia: quem não deseja dar um tapa no visual antes de ir para as festas de Carnaval? Ofereça descontos em corte de cabelo para os 10 primeiros que agendarem um horário.
  • Supermercados: crie kits exclusivos de produtos para churrasco para quem pensa em passar o feriado no sítio com a família.



Como vimos acima, as possibilidades são infinitas! O que não pode é deixar de aproveitar as oportunidades que esta data muito especial tem a oferecer ao seu negócio. Gostou das dicas? Então não perca tempo, aplique essas estratégias e aproveite o período de Carnaval para vender mais e se relacionar melhor com o seu público!


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