O avanço da pandemia de COVID-19 tem provocado enormes impactos sobre os pequenos negócios. Empreendedores dos mais diversos setores têm fechados as portas por tempo indeterminado, implicando em significativas perdas nas vendas.  Diante de momentos críticos como esse, é possível minimizar os prejuízos aplicando algumas estratégias básicas de Marketing Digital ao seu negócio. Pensando nisso, separamos cinco dicas práticas para você começar a implementar AGORA:  


  

1 - Fique ainda mais visível para o seu cliente   


 

Reprodução/Giphy


 

Em tempos de crise como esse, muitas pessoas param de investir em Marketing Digital, mas é justamente nesses momentos que as empresas precisam se posicionar, seja para tirar dúvidas, oferecer/esclarecer informações aos clientes, manter o relacionamento construído com o público até ali, ou apenas trabalhar para que a marca/ serviço/produto não sejam esquecidos.    


Como já diz aquele bom e velho ditado, “quem não é visto não é lembrado”, portanto, coloque a sua empresa em evidência, mas o faça com o máximo cuidado possível. Adote uma comunicação transparente e proativa com o cliente, se colocando à disposição dele para o que for necessário. Em um cenário tão delicado como o que estamos vivendo, pense duas, três, quatro vezes ou mais antes de utilizar ironias, humor ou brincadeiras em suas estratégias de Marketing, e o mais importante: não aproveite da fragilidade da situação para lucrar de maneiras que, do ponto de vista ético, são questionáveis. 


 

2 – Estruture o seu negócio para o ambiente digital 


 

Reprodução/Giphy


 

Adaptação é a palavra da vezCom o fechamento do comércio físico, mais que nunca se faz necessário migrar para o ambiente digital. Procure adequar os processos de sua empresa à modalidade online, desde o atendimento até o momento de compra.  


Se a sua empresa não tem um site ou aplicativo para vender pela internet, não se preocupe, ainda assim é possível mostrar/oferecer o seu produto ou serviço ao cliente. Para realizar toda, ou pelo menos boa parte do atendimento, você pode utilizar Whatsapp, telefone, e-mail, Instagram ou Facebook, por exemplo. Aposte ao máximo em fotos, vídeos e descrições detalhadas sobre o seu produto/serviço, já que as pessoas não podem ir ao seu estabelecimento para vê-lo, tocá-lo ou experimentá-lo. 


Além do comércio, profissionais de alguns segmentos também podem investir no ambiente digital, como professores, terapeutas, advogados, coaches, consultores financeiros, entre outros. Atualmente existem diversas plataformas no mercado que permitem fazer videoconferências com duas ou mais pessoas, como o SkypeZoom Meeting e até mesmo o Whatsapp. Esta é a oportunidade ideal para começar a utilizar essas ferramentas e manter contato com os atuais clientes e, quem sabe, captar novos consumidores que não estejam próximos ao seu local de atendimento.   


  

3 – Fortaleça e/ou implemente serviço de Delivery  


 

Reprodução/Giphy


 

Por mais que a demanda em alguns setores tenha diminuído, ela continua existindo! O que mudou -para alguns segmentos- é a forma com que o cliente terá acesso a mercadorias e serviços. Com a quarentena, aderir ao sistema de delivery se tornou uma questão de sobrevivência. Se você deseja implantar esse serviço ao seu negócio, faça uma análise de quais produtos e locais serão incluídos na entrega e avalie toda a logística e estrutura necessária para desenvolver um sistema eficiente. 


Como é possível que grande parte da concorrência também adote essa modalidade de entrega, ações como colocar taxa grátis e enviar brindes podem ser diferenciais na hora do cliente realizar a compra. Outro ponto importante neste momento é não esquecer de reforçar ao seu público as medidas de higienização e cuidados que estão sendo tomados no delivery para prevenir o Coronavírus. 


 

4 – Invista em conteúdos informativos    


 

Reprodução/Giphy


 

Agora, mais que nunca, as pessoas estão conectadas à internet, seja para se atualizarem sobre os últimos acontecimentos relacionados ao Coronavírus, ou apenas para passarem o tempo livre de que dispõem. Aproveite o momento e invista em conteúdos informativos de prevenção ao COVID-19 e/ou sugestões do que e como fazer no período de quarentena. Veja abaixo alguns exemplos de conteúdos que você pode gerar ao seu cliente: 


🚀  Setor de móveis e imóveis: dicas de higienização de cômodos   

🚀  Supermercados e mercearias: produtos eficazes no combate ao Coronavírus   

🚀  Salões de beleza: passo a passo para hidratar o cabelo em casa  


Essas são apenas algumas sugestões de como você pode gerar valor para quem te acompanha em seus canais digitais, cabe a você utilizar seu conhecimento e criatividade para criar conteúdos relevantes e atrativos. 


  

5 – Divulgue as medidas de segurança que sua empresa está adotando      



Reprodução/Giphy


 

Mostre que a sua empresa se preocupa com a segurança de colaboradores, clientes e parceiros. Utilize as redes sociais para divulgar as medidas que o seu negócio está tomando para preservar a todos e impedir que a doença continue avançando e gerando mais vítimas. 

 

Forma


 

Coronavírus será um grande desafio ao mundo dos negócios nas próximas semanas ou meses, por isso é preciso que empreendedores utilizem as ferramentas certas e mantenham-se atualizados para minimizar os impactos financeiros.  O mais importante agora é AGIR, buscando enfrentar o momento com todas as estratégias possíveis.